Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O que não mata, engorda e transforma-te num maratonista

De novembro de 2016 até agora, passei de 118 kg a 66 kg graças à corrida e à reeducação alimentar. Desde então, o contador vai em 39 provas: 19 x 10 km, 7 trails, 10 meias maratonas e 3 maratonas.

De novembro de 2016 até agora, passei de 118 kg a 66 kg graças à corrida e à reeducação alimentar. Desde então, o contador vai em 39 provas: 19 x 10 km, 7 trails, 10 meias maratonas e 3 maratonas.

O que não mata, engorda e transforma-te num maratonista

21
Ago19

Verão: paparocas simples e saciantes


João Silva

Há cerca de um mês deixei aqui algumas receitas interessantes a que recorro para suprimir aqueles momentos em que apetece de facto comer.

Hoje faço uma espécie de segunda compilação. Trata-se de comidas que cozinho/preparo praticamente todas as semanas.

A saber:

BOLO DE AVEIA/FARINHA DE TRIGO E BANANA

  • Receita da autoria da minha esposa. É uma verdadeira delícia: 4/5 colheres de sopa de farinha de trigo/aveia (se usarem aveia, podem utilizar fermento químico), 5 colheres de sopa de leite ou de outra bebida vegetal, 1 ovo, (acrescento um pouco de canela, ela não), triturar tudo com a varinha, 5 minutos no micro-ondas e saborear.

PAPAS DE FRUTA COM FARINHA DE ARROZ

  • Estão a ver aquelas papas deliciosas dos bebés? Pois bem, são parecidas, mas sem açúcares refinados, só com base em fruta em farinha de arroz ou similar (também dá com aveia ou com farinha de trigo). Faço sempre uma dose "industrial" para uma semana: 3 maças cortadas, 1 banana, canela, 2l de água. Levar ao lume, passar a lume brando durante 10 minutos após a fervura, triturar a fruta com a varinha com o lume no mínimo, acrescentar 10-12 colheres bem cheias de farinha de arroz e mexer com a vara de arames. Para ficar mais delicioso e homogéneo, tiro um café/descafeinado, acrescento uns pozinhos de cacau e canela, misturo tudo na panela e trituro novamente. 1 hora no frigorífico e fica uma delícia.

IMG_20190621_095628.jpg

IOGURTES NATURAIS MAGROS COM CHIA E LINHAÇA

  • Companheiros "de longa data". Faço os meus próprios iogurtes em casa: 1 l de leite magro e 1 iogurte natural magro, tudo batido com a vara de arames, 8 horas na iogurteira e "tcharãm". Pa

     

    ra enriquecer os iogurtes que como, 1 colher de sobremesa de chia e 1 de linhaça, por vezes, uns pozinhos de cacau e alguns frutos vermelhos. Mexer tudo e deixar no frigorífico de um dia para o outro. Fica simples mas mágico.

     

BOLACHAS DE COCO, AVEIA E PEPITAS DE CHOCOLATE

  • Trata-se de uma adaptação da receita de A pitada do pai: 1/2 chávena de flocos de aveia, 1/2 chávena de coco ralado, raspas de laranja (também funciona muito bem com lima), 1 ovo normal ou 1 ovo de linhaça, 1 cubo de chocolate negro de 81 % de cacau picado finamente. Mistura-se tudo e formam-se pequenas (ou grandes) bolachinhas. 8 a 10 minutos no forno (no meu, são 10 minutos), virar as bolachas e deixar o mesmo tempo do outro lado e têm umas bolachas muito fáceis de fazer e deliciosas.

"BROWNIE"  

  • Para ser sincero, nem sei bem onde encontrámos esta receita, mas já a fazemos há imenso tempo. Não se trata de um verdadeiro brownie, nós é que batizámos o dito como tal pela sua cor e textura: 1 banana madura esmagada com o garfo, 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim (inicialmente, a receita dizia 2 de sopa, mas com o tempo fomos reduzindo e até já fazemos com 1 colher de chá, serve na perfeição), 1 ovo, 1 colher de sopa de farinha de alfarroba, 1 colher de sopa de cacau (já só colocamos 1 colher de chá), 1 colher de café de fermento químico. 5 minutos no micro-ondas e uma verdadeira delícia nas nossas bocas.

"MARINHEIRAS"

  • A receita não é minha, foi aproveitada de A pitada do pai e adaptada às nossas necessidades cá em casa: pré-aquecer o forno a 180 graus, 1/2 chávena de farinha de arroz e 1/2 chávena de farinha de aveia, 2 colheres de sopa de sementes de girassol trituradas, 1 colher de sopa de chia, folhas de tomilho picadas, 1 colher de sopa de azeite, 1/2 copo de água morna. Misturar tudo e formar uma bola. Alisar com o rolo da massa (a massa alisa muito facilmente, pelo que convém não a deixar demasiado fina); cortar na forma pretendida (uso uma faca para lhes dar forma); levar ao forno durante 40 a 45 minutos e resistir o suficiente para as deixar arrefecer sem incinerar a cavidade bucal.IMG_20190401_140219.jpg

BOLO DE COCO

  • O que fazem aveia, ovos, cenoura ralada, leite de coco e fermento em pó num liquidificador? Transformam-se num bolo de coco que, após seis minutos no micro-ondas, é uma iguaria sem igual.

8 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Redes sociais

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D