Opinião no feminino IV
João Silva
Mais um dia e mais um texto escrito no feminino.
Desta feita, o espaço é todo da Luísa, sempre presente e bem ativa nos seus blogues. Podem vê-los aqui e aqui.
Nunca escondi a admiração que tenho pelo que a Luísa representa e não seria possível deixar passar esta ocasião sem perceber até que ponto o desporto é benéfico na sua evolução e afirmação como mulher.
O texto dela em resposta ao meu repto versa assim:
Na infância e na adolescência, principalmente para as jovens, a prática de atividade física auxilia no desenvolvimento social e na autoestima, contribui para melhorar o perfil lípido e reduzir a prevalência da obesidade, além da prevenção do sedentarismo na idade adulta.
Na mulher adulta a prática da atividade física ajuda na melhoria da capacidade cardiorrespiratória e muscular, reduz o risco de doenças cardíacas e metabólicas, ajuda na manutenção do peso e menor risco de sintomas de depressão.
No envelhecimento e por altura da menopausa, a prática do exercício físico é um aliado para a prevenção das doenças músculo-esqueléticas - osteoporose, sarcopenia, que leva a risco de queda e consequente morbilidade e mortalidade, reduz o risco de morte por doenças cardíacas e metabólicas, ajuda na melhoria da função cognitiva e aumento da aptidão física e funcional, contribuindo, assim, para uma melhor habilidade na prática das atividades do dia-a-dia.
Atualmente o conceito de saúde e bem-estar está intimamente ligado à prática do desporto e de uma atividade física e é procurado cada vez mais pelas mulheres em qualquer idade, que cuidam mais de si, da sua imagem, dos seus interesses profissionais e sociais e procuram uma boa saúde física e mental."