Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tira o rabo do sofá

Em 2016 era obeso. Hoje sou maratonista com 8 maratonas e mais de 70 provas. Partilho histórias, dicas para iniciantes e motivação diária para te ajudar a perder peso e sair do sedentarismo. Tira o rabo do sofá!

Tira o rabo do sofá

Em 2016 era obeso. Hoje sou maratonista com 8 maratonas e mais de 70 provas. Partilho histórias, dicas para iniciantes e motivação diária para te ajudar a perder peso e sair do sedentarismo. Tira o rabo do sofá!

Tira o Rabo do Sofá

O que dizem as minhas sapatilhas

07.11.25

🏃‍♂️ De Sofá a 111 KM: A História Real de Samuel Custódio


João Silva

O Samuel Custódio é a prova viva de que o corpo segue onde a mente acredita.
Venceu os 111 km do Trail Serras de Sicó, um ano depois de ter saído de lá lesionado e de enfrentar uma das fases mais duras da sua vida.

Mas esta não é só a história de um atleta.
É a história de um homem que passou pela obesidade, pelas perdas e pela dor, e que transformou tudo isso em combustível para correr.

Em apenas três anos e meio, passou de corredor de estrada a ultramaratonista.
Hoje é treinado por um dos melhores atletas nacionais, o Mário, e vive a corrida com equilíbrio, respeito pelo descanso e paixão verdadeira.

“O sofá era o meu melhor amigo… até perceber que o desconforto também cura.” — Samuel Custódio

Depois de falar sobre os treinos e ritmos, o Samuel partilha como a sua vida profissional, cheia de viagens e horários incertos, o obrigou a encontrar disciplina e consistência. Trabalhando numa multinacional e passando muito tempo na estrada, aprendeu a adaptar os treinos onde quer que esteja — mesmo sem condições ideais.

Ao recordar o período em Lisboa, revela o momento em que atingiu 84 kg, fruto de uma vida sedentária e alimentação descontrolada. Foi aí que decidiu mudar radicalmente: começou a fazer CrossFit e procurou uma nutricionista desportiva (Catarina Augusto), que o ensinou a comer mais e melhor. O conceito dos 80/20 (80% disciplina, 20% prazer) tornou-se o seu guia.

Esta mudança teve efeito contágio: a namorada seguiu o mesmo caminho, adotando hábitos saudáveis e, mais tarde, também o desporto.

A conversa entra então no lado emocional e humano da corrida, com destaque para:

  • a importância do descanso (“o descanso é meio treino”);

  • o apoio familiar e o equilíbrio entre corrida e vida pessoal;

  • a gravidez da namorada, que o leva a preparar-se mentalmente para uma nova fase, sem perder o foco no desporto.

O Samuel mostra-se consciente de que vai precisar de pausar a competição, mas garante que manterá o hábito — pela forma física e pelo equilíbrio mental.
Com humor e realismo, fala ainda da competitividade saudável (“não faz sentido estar em algo se não for para competir, nem que seja comigo mesmo”) e da lição essencial da corrida:

“Não podemos esperar resultados diferentes fazendo sempre o mesmo.”

Se precisas de um motivo para começar, este episódio do podcast Conversas à Espera de Acontecer é para ti.
👉 Ouve. Partilha. Corre por ti.

🎧 Disponível em: YouTube | Spotify