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O que não mata, engorda e transforma-te num maratonista

Em novembro de 2016 era obeso. Depois comecei a correr, eduquei a minha alimentação e tornei-me maratonista. Mais tarde, tornei-me pai. Correr é uma das minhas paixões. Ser pai é outra. Corro todos os dias.

Em novembro de 2016 era obeso. Depois comecei a correr, eduquei a minha alimentação e tornei-me maratonista. Mais tarde, tornei-me pai. Correr é uma das minhas paixões. Ser pai é outra. Corro todos os dias.

O que não mata, engorda e transforma-te num maratonista

15
Ago22

Aprender a cortar


João Silva

No ano passado, tracei um ciclo de 3 fases para preparar a minha maratona de novembro. 

No total, foram 12 semanas de trabalho muito intenso e 3 de recuperação ao fim de cada bloco de 4 semanas.

Foi na passagem do primeiro para o segundo que senti que "ganhei". 

Porquê?

Porque aprendi a cortar para beneficiar a minha forma.

Na primeira fase, fazia sessões de Fartleks com 8 repetições de 4 minutos em ritmo elevado e 1 minuto em ritmo baixo.

Para a segunda fase, tinha previsto passar logo para 10 repetições de 5 minutos com 1 de descanso entre repetições.

Ora, antes de começar esse segundo ciclo, comecei a ficar receoso, porque senti que ia ser um passo maior do que a perna. Achava que ia prejudicar a minha evolução.

Em nome do bom senso, reduzi de 10 para 8 sessões de 5 minutos em ritmo muito elevado.

Em termos de treino de velocidade máxima aeróbia isso também sucedeu: em vez de 10 sessões de 2 minutos de velocidade máxima com 2 minutos a trote, queria passar a fazer 12 sessões de 2,5'/2,5', o que era manifestamente muito para o corpo. Isto ainda iria ficar pior no terceiro bloco de semanas, com 10 sessões de 3'/3'.

Decidi ser racional e fazer menos e de forma gradual. Acho que foi uma lição importante para os meus planos futuros. 

Espero a amnésia não me ataque a este respeito.

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