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O que não mata, engorda e transforma-te num maratonista

De novembro de 2016 até agora, passei de 118 kg a 66 kg graças à corrida e à reeducação alimentar. Desde então, o contador vai em 40 provas: 20 x 10 km, 7 trails, 10 meias maratonas e 3 maratonas.

De novembro de 2016 até agora, passei de 118 kg a 66 kg graças à corrida e à reeducação alimentar. Desde então, o contador vai em 40 provas: 20 x 10 km, 7 trails, 10 meias maratonas e 3 maratonas.

O que não mata, engorda e transforma-te num maratonista

30
Jul19

Alongar menos também pode ser solução


João Silva

Leio muitas vezes que há corredores que não alongam muito.

É, de facto, algo que posso comprovar, porque vejo muitos depois das provas a ir para os finos e a descurar esta fase tão importante do desporto.

Nas provas, devo confessar que também me acontece esse desleixe, não pela bebida mas pela distração e pela conversa com os colegas.

Ainda assim, raramente fico sem alongar. Nem que tenha de chegar a casa e ainda ir tenha de ir esticar a musculatura.

Mas vou para o polo oposto nos treinos: alongo tanto que depois sinto muitas dores. Dá ideia que os alongamentos excessivos também podem ser prejudiciais porque depois as pernas ficam muito pesadas para os treinos seguintes.

Em junho fiz uma experiência que se revelou interessante: mais de 30 minutos três vezes por semana e optar por alongamentos mais simples e rápidos nos restantes dias (em vez de 30 segundos por alongamento, fazr 10 segundos neste caso). Curiosamente ou talvez não, comecei a notar o corpo mais solto, menos "agredido" e os músculos menos pesados e inchados.

Por agora, tem resultado. E por aí, como descrevem a vossa experiência com os alongamentos? Tortura ou benefício?

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