A psicologia também vê na respiração uma arma poderosa
João Silva
A respiração pode ser uma enorme arma, seja para atingir bons resultados desportivos ou mesmo para combater a ansiedade. E sabia que uma respiração controlada pode significar que um adversário tem a técnica certa para ganhar?
O António Raminhos deu voz ao psicólogo Rui Marques para que este nos explicasse o que se sabe da ligação entre a respiração, por exemplo, e os relacionamentos, as atividades desportivas e a saúde mental.
Sofro de ansiedade e stress (muito, muito menos nos últimos nove meses) e percebi lá, por exemplo, que uma respiração feita pela boca pode potenciar os episódios de angústia. Não é fácil de mudar e também não recorri aos serviços dos senhor (não tenho meios), mas tenho tentado controlar melhor a respiração. A meditação ajuda imenso, mas depois há momentos no dia-a-dia em que não podemos estar a meditar para nós controlarmos.
Ora vejam esse episódio do podcast Somos todos malucos e percebam onde pode estar a ajuda para um dos males da sociedade.
Em termos desportivos, sinto muitas vezes que a respiração é o meu campo mais débil e que ainda me impede de chegar a resultados mais interessantes. Mas tudo se pode trabalhar...