39 minutos nas 4 estações de Condeixa
João Silva
No passado dia 29 de abril de 2023, corri os 10 km da prova 4 estações em Condeixa. Portanto, em "casa".
Foi um luxo correr com todo aquele apoio. Ainda hoje nem sei bem o que me aconteceu, porque uma pessoa levita com aqueles incentivos.
Acabei a prova em 39 minutos e 27 segundos. Penso que foi recorde pessoal, porque, na verdade, já fiz cinco provas abaixo dos 40 minutos e não sei os segundos de todas.
Acabei no 25.° lugar num total de 495 corredores, fui 10.° no meu escalão e o 24.° homem a terminar a prova.
Arranquei bem posicionado e depois vi-me grego com um ritmo tão alto. Abaixo dos 4'/km nos primeiros dois km. Precisei de muita crença para me manter naqueles ritmos "obscenos".
Quando a prova aplanou, curiosamente, foi quando comecei a sentir dores de burro por causa do esforço e do ritmo vs a respiração. E lá andei no meu limite até que encontrei um atleta mágico que foi mantendo um ritmo alto e me fez seguir no seu encalço. Foi o meu anjo.
Ele bem tentou manter-me abaixo dos 4'/km, mas eu sucumbi um pouco aos 8 km e tive de o deixar ir feliz. Na descida entre os 9 e os 10 km, recompus-me e cheguei bem a tempo de receber uma ovação do público na meta.
Foi uma prova absolutamente diabólica na forma como se cavou um espaço para a frente e para a parte de trás do pelotão.
É engraçado ver estes dados técnicos. Estou quase nos 200 passos por minuto e a minha passada ganhou quase 10 cm de largura. A evolução tem sido muito boa e é fabuloso perceber que isso se deve mais ao que faço fora dos treinos agora. Falarei disso no futuro.
Ficam imagens de um resto de noite maravilhoso, em convívio com boas pessoas da minha equipa e da equipa Clean Watts.
Ah, e lá gravei mais uma conversa para o YouTube com uma atleta. Haverá novidades mim futuro próximo.